FANDOM

Sexo é uma terminologia com diversos significados, que são totalmente diferentes entre si. Cada significado depende do contexto em que o termo sexo foi utilizado.

Sexo no sentido de genital

Sexo é um sinônimo de genitais externos (vulva, pênis e testículos, podendo ser de pessoa diádica ou de pessoa intersexo). É preferível dizer genital ao invés de sexo. Exemplo de uso: "o sexo da pessoa estava entumescido."

A terminologia intersexo foi criada a partir deste sentido de sexo, porque se refere à corporalidade associada com os genitais.

NÃO DIGA “sexo biológico”, pois tal termo é redundante e só é usado em situações em que uma pessoa transfóbica quer deslegitimar o gênero de uma pessoa trans. NÃO EXISTE “sexo biológico”. Por que é redundante? Porque genital já é uma característica biológica, só que as pessoas transfóbicas gostam de reforçar que genital é biológico só para menosprezar o gênero de uma pessoa trans, como se gênero fosse menos importante, só que não é! Igualmente, NÃO EXISTEM “sexo feminino” e “sexo masculino” no sentido de genital externo, porque sistema reprodutor e genital externo NÃO definem a identidade de gênero! Genital =/= Gênero! O modo não-preconceituoso de dizer “sexo feminino” e “sexo masculino” seria: sexo ovariano e sexo testicular respectivamente, em função do ovário e dos testículos.

Sexo no sentido de gênero

Sexo é um sinônimo de gênero. O termo sexo é mais utilizado como sinônimo de gênero do que como sinônimo de genital. Exemplos: sexo feminino, sexo neutrois, sexo bigênero, sexo andrógine, etc. É preferível dizer gênero ao invés de dizer sexo.

Sexo no contexto biológico

Sexo, no contexto das Ciências Biológicas, é um termo que significa: troca gênica; troca de informação genética. É o momento em que ocorre transferência de genes para a reprodução sexuada.

Sexo no sentido de relações íntimas

Sexo é um termo MUITO utilizado para as relações íntimas que podem envolver contato com os genitais e com zonas erógenas. Refere-se a uma ampla variedade de comportamentos entre indivídues voltados para a obtenção de prazer independente de haver penetração, orgasmo e fins reprodutivos. Este significado de sexo é associado à atração sexual e à identidade (orientação) sexual.

Também no FANDOM

Wiki aleatória