FANDOM


Papel-A4-pangenero.png
Generos-nbs-resumidos-pan.png

Pangênero é uma identidade de gênero não-binária de pessoas trans. É uma experiência de gênero que se refere a uma enorme e diversa multiplicidade de gêneros que pode se estender ao infinito, porém sempre dentro da cultura e experiência de vida da pessoa. Essa vivência de gênero pode ser simultânea ou ao longo do tempo.

Pangênero é um gênero múltiplo bastante expansivo e pouco específico, pois há tantos gêneros envolvidos que é difícil ou impossível identificá-los um a um. Não há um limite máximo para o número de gêneros que uma pessoa pangênero pode sentir. Ser pangênero é se identificar com todo o espectro de gêneros possíveis para um indivíduo. A experiência pangênero pode ir além dos limites do conhecimento atual sobre gêneros.

O prefixo Grego “pan” é referente a “tudo” ou “todos”. Portanto, pangênero significa "ter todos os gêneros que é possível ter" e outras definições similares.

Pangênero = gêneros binários (feminino e masculino) + gêneros conhecidos + gêneros desconhecidos.

Uma pessoa pangênero pode expressar fluidez de gênero ou não. Por exemplo, uma pessoa pangênero pode manifestar genderflux, variando entre pangênero e agênero.

Ser pangênero não significa conhecer tudo sobre todos os gêneros atualmente conhecidos.

Pangênero faz parte do espectro múltiplo.

Onigênero ou omnigênero são sinônimos para pangênero.

O Dia do Orgulho Pangênero é em 19 de Junho.

Panflux

Panflux é um gênero que indica alguém pangênero que expressa genderflux também (panflux = pangênero + genderflux). Uma pessoa panflux pode variar do pangênero até o agênero conforme o passar do tempo (por exemplo, num dia é agênero, noutro dia é bigênero e no próximo dia é poligênero...) ou pode ter múltiplos gêneros E nenhum gênero simultaneamente, de forma a ter um espectro inteiro de gêneros em um único gênero. Ser panflux é ter infinitos gêneros, inclusive gêneros sem nome, e ao mesmo tempo não ter gênero algum. Assim como pessoas pangêneras, pessoas panflux não tentam se apropriar de gêneros fora de sua cultura.

Bandeira do orgulho pangênero

Pangender-flag-2-c.png

A bandeira do orgulho pangênero foi baseada na bandeira do orgulho agênero. As cores das faixas são bem claras para transmitir a percepção de multiplicidade de gêneros, porque, no espectro de luz visível, a luz branca é a combinação de todas as cores.

Há as seguintes sete faixas coloridas (de cima para baixo): amarela, vermelho-claro, violeta, branca, violeta, vermelho-claro e amarela.

A cor amarela (#fff798) representa todos os gêneros que não têm qualquer relação com o feminino e o masculino. A cor vermelho-claro (#ffddcd) representa a transição para os gêneros que têm relação com feminino e masculino. A cor violeta (#ffebfb) representa a combinação dos gêneros feminino e masculino. A cor branca representa a combinação de todos os gêneros. Essa bandeira foi proposta por Pangendering em Janeiro de 2015.

Pangênero não é apropriador

O prefixo Grego “pan” é referente a “tudo” ou “todos”. Logo, há pessoas que assumem incorretamente que pangênero significa literalmente "ter todos os gêneros, até mesmo gêneros exclusivos de culturas específicas, de neurodivergentes e de intersexos". Entretanto, na realidade, pangênero significa "ter todos os gêneros que é possível ter" e outras definições similares. O fato de pangênero ter "pan" como prefixo não significa automaticamente que é uma identidade de pessoas que querem se apropriar de gêneros fora de sua cultura e vivência.

Leia também

Links externos

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória