FANDOM

Papel-A4-nao-binarie
Esquema-generos-binarios-e-generos-nao-binarios

Não-binaridade de gênero ou apenas não-binaridade é um termo muito abrangente, mas que, na maioria das vezes, refere-se às identidades de gênero não-binárias. N-b ou nb são formas casuais de se referir à não-binaridade / não-bináries. Batatas ou batatinhas são apelidos simpáticos para pessoas não-binárias.

Não-binário de gênero: todos os atributos que não se categorizam dentro do binário de gênero, ou seja, tudo que não é exclusivamente-e-totalmente-e-sempre relacionado à mulheridade E NEM exclusivamente-e-totalmente-e-sempre relacionado à hombridade. Isto é, tudo o que não é 100% feminino e nem 100% masculino. O termo não-binário foi originalmente criado com o objetivo de ser essencialmente descritivo e não político (ao contrário de genderqueer, que é um termo essencialmente político). Não-binário pode ser estritamente identitário ou estritamente descritivo. Enquanto termo estritamente descritivo, ele diz respeito a qualquer característica individual que não se enquadre dentro dos padrões de binário de gênero, ou seja, não está necessariamente relacionado com transgeneridade/transexualidade. Enquanto termo estritamente identitário, ele diz respeito à maneira que uma pessoa identifica a si própria e está relacionado à transgeneridade/transexualidade.

Sentido amplo (lato sensu)

Não-binaridade (NO SENTIDO AMPLO) é a qualidade de algo ou alguém que é não-binárie. Não-binaridade lato sensu se refere ao conjunto amplo de: identidades de gênero não-binárias, expressões de gênero não-binárias, sexualidades não-binárias e romanticidades não-binárias

Sentido estrito (stricto sensu)

Não-binaridade (NO SENTIDO ESTRITO) é a qualidade de algo ou alguém que é não-binárie. Não-binaridade stricto sensu se refere somente às identidades de gênero não-binárias.

Gêneros não-binários

Esquema-generos-n-b

São as identidades de gênero de pessoas trans/transgêneras/transexuais que não são um simples mulher OU homem, ou seja: são gêneros que não são exclusivamente, totalmente e sempre femininos e também não são exclusivamente, totalmente e sempre masculinos. Os gêneros não-binários são todos aqueles que não são nem 100% gênero feminino e nem 100% gênero masculino.

Assim como pessoas binárias (mulheres e homens) sabem que são mulheres ou homens, as pessoas não-binárias também sabem que não são nem mulher e nem homem simplesmente.

A não-binaridade de gênero inclui formas variadas de neutralidade, ambiguidade, multiplicidade, parcialidade, ageneridade, outrogeneridade e fluidez de gênero. Os gêneros não-binários são infinitos.

Por exemplo, um gênero não-binário é o agênero, que se caracteriza basicamente pela ausência de gênero. Também há o bigênero, que se caracteriza pela vivência de dois gêneros simultaneamente (por exemplo: mulher e homem ao mesmo tempo).

As pessoas não-binárias são sempre trans, porque os gêneros designados são somente o feminino e o masculino (com raras exceções fora do Brasil). Os gêneros não-binários não são legitimados pela sociedade e pelas instituições e, portanto, estão sempre sujeitos a discriminação.

O espectro dos gêneros inclui espectros não-binários mais específicos como: espectro agênero, espectro multigênero, espectro neutro. Os gêneros não-binários que não têm qualquer relação com feminino e nem com masculino são os outrogêneros.

Bandeira do orgulho não-binário

Nbflag8

Essa bandeira foi criada por Kye Rowan em Fevereiro de 2014. O objetivo era criar uma bandeira que representasse as pessoas não-binárias que não se sentiam contempladas pela bandeira genderqueer. A ideia não é que essa bandeira substitua a bandeira genderqueer. A faixa amarela representa os gêneros totalmente fora da feminilidade e da masculinidade (terceiro-gênero, aliagênero etc). A faixa branca representa os gêneros do espectro múltiplo (trigênero, poligênero, pangênero/onigênero), porque branco é a mistura de todas as cores do espectro de luz visível. A faixa púrpura representa a mistura de feminino e masculino, então seriam as pessoas que são mulher e homem ao mesmo tempo ou que estão entre esses dois gêneros (bigênero, intergênero, andrógine).Também representa a fluidez de gênero. O púrpura também pode incluir os demigêneros parcialmente. A faixa preta representa a ageneridade/ausência de gênero, porque o preto é a ausência de cores. O espectro neutro também poderia ser representado por essa faixa.

Lista de gêneros não-binários

Leia também