FANDOM


A monossexualidade, ou as sexualidades monossexuais ou apenas sexualidades mono é o conjunto de sexualidades (identidades sexuais) de pessoas que sentem atração sexual por um único gênero.

A monossexualidade pode ser composta por:

  • Heterossexualidade
  • Homossexualidade
  • Androssexualidade (se a atração for só pelo gênero masculino)
  • Ginessexualidade (se a atração for só pelo gênero feminino)

Também pode incluir outras sexualidades, como demissexualidade, graysexualidade e lithossexualidade, se as pessoas dessas identidades sentirem atração sexual por um único gênero. Depende muito da pessoa.

Uma breve história do termo “monossexualidade”

http://bitraduzido.tumblr.com/post/129610350008/uma-breve-hist%C3%B3ria-do-termo-monossexualidade

Traduzido do site Radical bi.
Acessado em 22/09/2015

(Me perguntaram isso em outro lugar e imaginei que outras pessoas poderiam achar útil)

O uso moderno da palavra “monossexual” foi inventado junto com “bissexual” por cientistas europeus no fim do século 19 e início do século 20. Até então, “bissexual” significava ter uma combinação de características anatômicas masculinas e femininas, ou a falta de diferenciação clara entre essas características. Depois, quando bissexualidade se tornou “ter características psicológicas masculinas e femininas” (como Freud usou), “monossexualidade” significou ter característica psicológica de apenas um “sexo”. Sob essa estrutura, bissexualidade veio a ser entendido também como uma forma de atração: presumiu-se que as pessoas que tivessem características anatômicas sexuais de “ambos os sexos” também tinham características psicológicas de “homem e mulher”, o que significava que eles também teriam atração por “ambos os sexos”. Assumia-se que seu "lado masculino” deseja fêmeas e seu “lado feminino” desejava machos. Segundo essa definição, “monossexual” significava alguém com características anatômicas e psicológicas (”masculinas” ou “femininas”) claras, que é atraída por um “sexo”.  Note que eles não faziam nenhuma diferença entre sexo, gênero e sexualidade. Eram considerados uma coisa só. Eles também usavam a linguagem binária de gêneros.

Esse termo também fazia um julgamento em particular: enquanto bissexualidade era firmemente conectada com imaturidade, “primitividade”, culturas que não fossem brancas ou euro-ocidentais (ou “selvagens”) e com animais, monossexualidade era firmemente associada com maturidade, avanço, humanidade “culta” (ocidental/europeu) e “branqueza”. Nessa estrutura, monossexualidade era claramente e explicitamente superior. Um pouco depois, nos anos 90, os movimentos bissexuais nos Estados Unidos e Reino Unido usaram o termo num contexto similar mas diferente. Obviamente, o significado de bissexualidade mudou consideravelmente (significava quase a mesma coisa que hoje - se referindo apenas ao desejo do que “anatomia de um sexo” ou “gênero psicológico”). Ativistas bi e escritores usaram para definir pessoas que se atraem por mais do que um gênero, como parte do diálogo político sobre opressão. Foi daí que eu tirei o termo e é na maior parte como faço uso. Eu mesma digo que mesmo assim, o termo encontrava criticismo dentro da própria comunidade, basicamente nos mesmos territórios de agora - que criou uma combinação injusta de gays e héteros, e criou uma dicotomia binária prejudicial.

Enquanto eu acho que esses criticismos têm pontos válidos, eu acho que nós podemos levá-los em consideração, e usar o termo de forma cuidadosa, sensível e dentro de um contexto, sem necessarimente cometer os mesmos erros. Eu acho que é um diabo de um termo útil para falar sobre opressão estrutural de pessoas bi, então eu acho que eu posso dizer que uso ele de forma tática para levantar esses problemas.

Links externos

Leia também

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória