FANDOM

Minoxidil ou sulfato de minoxidil é um medicamento que impede e retarda a queda de pêlos e/ou cabelos, promovendo o crescimento destes. É geralmente usado para tratamento de calvície. O minoxidil é usado também por homens trans e pessoas trans não-binárias que desejam crescer e engrossar pêlos faciais (ex: barba e bigode) e pêlos do corpo (ex: pêlos nas pernas).

O minoxidil serve para: tratar queda de cabelo, estimular o crescimento dos cabelos e pêlos do corpo, engrossar pêlos finos e fortalecer fios frágeis que caem com facilidade.

Existem várias marcas (nomes comerciais) que comercializam a loção Sulfato de Minoxidil, dentre elas a mais conhecida no Brasil é Rogaine ou Regaine. Há também outras marcas, como: Avacor, Kirland, Loniten (uso oral), Mintop, Amexidil, Aloxidil.

Pantogar é receitado por dermatologistas para pessoas que desejam crescer sobrancelhas, unhas e cabelos.

Geralmente, vale muito mais a pena comprar minoxidil manipulado.

Composições

As soluções mais usadas são as de 2% e a de 5%, mas também há outras soluções entre 3% e 10%. A solução de 2% é indicada para quem deseja crescer só os pêlos da sobrancelha. A solução de 5% é indicada para quem deseja crescer cabelo, pêlos faciais e pêlos do corpo.

  1. Minoxidil 2% ou 5%, Propilenoglicol 10% e Álcool 100 ml.
  2. Minoxidil 5%, Propilenoglicol 10% e solução Hidroalcoólica 100 ml.

A fórmula 2 é a do Rogaine.

Modos de uso

Não é necessário lavar o local da aplicação antes de utilizar o Minoxidil. Depois de aplicado, deve permanecer pelo menos 4 horas com o medicamento no local, ou seja, você não deve lavar o local por 4 horas. Não use géis, sprays, cremes ou pomadas no local. Para o medicamento apresentar melhores resultados deve ser usado durante no mínimo 4 meses. Esse é o tempo necessário para obter resultados satisfatórios.

Você deve enxaguar e remover o minoxidil que caiu nos locais errados, como, por exemplo: se você aplicou usando as mãos, você deve enxaguá-las depois.

Advertência: Em caso de superdosagem ou contato com os olhos, lave o local com água corrente.

Para crescer barba e/ou pêlos do corpo, recomenda-se usar o minoxidil 5%. Você deve usar apenas no local que você quer que os pêlos cresçam, passando de duas a três vezes ao dia. 1 mL por aplicação já está bom, não precisa mais que isso.

Os resultados vão variar de pessoa pra pessoa. Tem gente que já consegue resultados ótimos na terceira semana, enquanto que em outros casos, demora mais.

Contra-indicações

Ele é contra indicado em pacientes: com alergia a algum componente da fórmula ou que possui hipersensibilidade a eles, pacientes com feridas ou alguma irritação e alergia no local da aplicação, pessoas durante a gravidez ou durante a amamentação sem consultar o médico antes, utilizando algum outro medicamento de uso tópico como a tretinoína ou ditranol junto com minoxidil.

Efeitos colaterais

Não há evidências que comprovem algum efeito sistêmico pelo uso local do minoxidil, porém em casos de alta dosagem ou hipersensibilidade do produto, podem apresentar efeitos tais como: Palpitação, dor em aperto, vertigem, aumento de peso, suor nas mãos e pés, inchaços e debilidade. Os efeitos colaterais já relatos são crescimento de cabelo em local indesejado, aumento da perda de cabelo nas primeiras semanas de uso, coceira, reação alérgica no local e couro cabeludo descamando.

Onde comprar

Encontrar vendendo o Minoxidil no Brasil não é uma tarefa difícil, pois na maioria das farmácias tem disponível. Basta possuir a receita, porque só pode comprar na drogaria com receita médica em mãos. Quem não tem terá que procurar outros meios, como, por exemplo, comprar manipulado.

Comprar minoxidil nas farmácias:

No Brasil você encontra a loção e comprimido pelos nomes comerciais:

  • Rogaine (ou Regaine): Solução tópica em spray, conta-gotas ou refil. Tem o Rogaine 2% para mulheres e Rogaine 5% para homens.
  • Loniten: Versão do Minoxidil 10% em comprimido.
  • Aloxidil: Solução capilar comercializado pela Theraskin.

Os preços dos produtos acima variam entre R$31,00 e R$140,00. Sim, é caro!

Onde posso comprar? Vai encontrar na Ultrafarma, Drogarias Paraná e na PanVel. Para comprar online a melhor farmácia virtual é Farmácia Mix pois encontram todos os três vendendo.

Comprar minoxidil manipulado:

Para conseguir comprar mais fácil e por preço mais baixo, manipular na farmácia será a melhor opção. Dependendo da farmácia manipuladora, podem pedir receita médica ou não. Talvez você precise dar uma fórmula para a farmácia, mas muitas farmácias manipulam sem precisar da fórmula, mas é sempre necessário dizer a porcentagem do minoxidil desejada (2%, 5%...). O preço pode variar de R$ 30 a R$ 60. Geralmente, fica mais barato do que comprar online ou em farmácias. Se o preço for superior a R$ 60, então vale mais comprar Rogaine.

Links externos

 Leia também

Também no FANDOM

Wiki aleatória