FANDOM

Gyneromantic.png

Ginerromanticidade ou ginorromanticidade é uma identidade romântica (orientação romântica) que se caracteriza pela atração romântica por mulheres. Gine- vem do grego gynai- (pronunciado como "gine") e significa mulher. É um termo muito útil, porque não atribui um gênero à pessoa ginerromântica, ao contrário da heterorromanticidade e da homorromanticidade, que comparam o gênero da pessoa com o "gênero-alvo" da atração.

Também existem pessoas ginerromânticas que sentem atração romântica por feminilidade (expressão de gênero feminina), independentemente da identidade de gênero. Logo, podem se atrair por qualquer gênero, desde que expresse feminilidade. Só deve haver precaução para não ditar a expressão de gênero alheia: se uma pessoa diz que a expressão de gênero dela não é feminina, que ela não tem nada de feminilidade, você, ginerromântique, não deve nunca dizer o contrário; você deve aceitar que a expressão dessa pessoa não é feminina.

A identidade ginerromântica pode ser uma monorromanticidade (romanticidade monorromântica) ou não. Se a pessoa ginerromântica sente atração romântica pelo gênero feminino, então trata-se de uma monorromanticidade. Se a pessoa ginerromântica sente atração romântica pela feminilidade (expressão de gênero feminina), independentemente da identidade de gênero, então não se trata de uma monorromanticidade.

Pessoas ginerromânticas não precisam ser necessariamente ginessexuais.

A bandeira proposta para simbolizar o orgulho ginerromântico é uma modificação da bandeira do orgulho ginessexual: possui um coração cinza no meio.

Ginefilia ou ginofilia é um sinônimo para ginessexualidade e ginerromanticidade. Ao contrário destes últimos termos, ginefilia é um termo mais abrangente, pois não especifica que tipo de atração é (atração sexual, atração romântica, atração estética, atração sensual, etc); é simplesmente uma atração pelo gênero feminino.

Links externos

Leia também

Também no FANDOM

Wiki aleatória