FANDOM


Papel-A4-genderqueer

Genderqueer pode ser (1) uma identidade de gênero não-binária de pessoas trans, ou (2) uma identidade de pessoas de gênero binário que têm expressão de gênero não-binária, sendo que podem ser cis ou trans. Portanto, genderqueer se encaixa na não-binaridade, podendo ser um gênero não-binário ou não (depende da pessoa).

Genderqueer é um termo mais antigo (datando de 1990) e com conotação política (porque está associado com movimentos Queer da América do Norte), enquanto que não-binário de gênero é mais recente (~2005) e é politicamente mais neutro (porque o objetivo é ser um termo descritivo).

Genderqueer também são pessoas que não se sentem disfóricas com seu desígnio de nascimento, mas seu interesse pelo romance entre pessoas de gênero diferente cria um borrão em sua identidade (ex.: girlfags e guydykes), ou que têm uma apresentação “bizarra” de gênero sem deixar de serem cisgênero, usando-se do termo queer como manifesto político contra os papéis sociais de gênero que são usados para disciplinar as pessoas em determinada performance de gênero vista como apropriada.

Bandeira do orgulho genderqueer

Genderqueer pride flag

Essa versão final foi criada por Marilyn Roxie em Junho de 2011. Originalmente, a ideia era que a bandeira representasse tanto genderqueer quanto pessoas não-binárias. Entretanto, com o crescimento da comunidade genderqueer, a bandeira ficou muito atrelada a genderqueer, então pessoas não-binárias começaram a sentir que estariam se apropriando de uma bandeira que não seria delas. A faixa púrpura representa a mistura de feminino e masculino, então seriam as pessoas que são mulher e homem ao mesmo tempo ou que estão entre esses dois gêneros (bigênero, intergênero, andrógine). A faixa branca representa ageneridade/ausência de gênero e neutralidade de gênero. A faixa verde representa as pessoas que estão totalmente fora dos gênerosfeminino e masculino, pois verde é o inverso da cor púrpura, então seriam os gêneros do espectro “outro” (terceiro-gênero, aliagênero etc).

Leia também

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória