FANDOM

Gênero designado ou gênero imposto é o gênero que foi forçado à pessoa desde seu nascimento, ou até mesmo antes do nascimento (no ultrassom). Tal gênero é imposto pela Medicina e pela família, baseando-se somente nos genitais externos: se tiver vagina, designam como menina; se tiver pênis, designam como menino; se nascer intersexo, designam e mutilam cirurgicamente os genitais para "condizer" com o gênero imposto.

O gênero designado não é o gênero real da pessoa.

Gênero designado é quando alguém diz pra você que o seu gênero é x, sem que você diga se o seu gênero realmente é x.

AMAB e AFAB

São termos relativos ao gênero designado. São úteis para se referir, de maneira respeitosa, a pessoas que receberam certo desígnio de gênero, porque os termos MtF e FtM são ofensivos e passam a ideia errada.

AMAB: assigned male at birth, ou seja, designade como homem no nascimento. Pessoa AMAB é aquela que recebeu o gênero masculino como gênero designado.

AFABassigned female at birth, ou seja, designade como mulher no nascimento. Pessoa AFAB é aquela que recebeu o gênero feminino como gênero designado.

CAMAB e CAFAB

São termos relativos ao gênero designado.

CAMAB: coercively assigned male at birth, ou seja, coercivamente designade como homem no nascimento.

CAFABcoercively assigned female at birth, ou seja, coercivamente designade como mulher no nascimento.

DMAB e DFAB

DMAB: designated male at birth, ou seja, designade como homem no nascimento.

DFABdesignated female at birth, ou seja, designade como mulher no nascimento.

DM e DH

Termos em português para se referir ao gênero que foi imposto à pessoa.

DM: designade mulher.

DH: designade homem.

Leia também

Também no FANDOM

Wiki aleatória