FANDOM


Esquema-genero-designado.png

Identidade de gênero ou gênero é a experiência subjetiva de uma pessoa a respeito de si mesma e das relações dessa pessoa com os outros gêneros de seu espaço social. É como alguém sente sua própria essência do "ser". É um modo como alguém se apresenta no meio social. É o resumo das vivências e entendimentos de uma pessoa. Não depende dos genitais e da aparência física, também não se limita simplesmente a mulher e homem, pois há inúmeros gêneros não-binários e também não é uma obrigatoriedade: pessoas podem não ter gênero. Cada pessoa sente seu gênero de sua própria maneira. Ninguém escolhe o seu gênero; as pessoas simplesmente nascem daquele gênero. Os nomes dos gêneros são artificiais: os termos "mulher" e "homem" são nomes inventados para esses dois gêneros, mas isso não significa que os gêneros por si próprios são artificiais.

Gênero é um espectro de gradiente de gêneros, assim como o espectro da luz visível que contém todas as infinitas tonalidades de cores. A cultura ocidental divide e padroniza esse espectro de gêneros em somente dois gêneros legitimados (feminino e masculino), enquanto que há outras culturas que o dividem em três gêneros ou mais.

O espectro dos gêneros inclui espectros mais específicos como: espectro agênero, espectro multigênero, espectro neutro. Os gêneros não-binários que não têm qualquer relação com feminino e nem com masculino são os outrogêneros.

Muitas vezes, usa-se a terminologia sexo como sinônimo de identidade de gênero.

Lista de gêneros

Gêneros binários

Gêneros não-binários

Gêneros não-ocidentais

Leia também

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória