FANDOM

Feminino é uma identidade de gênero binária de pessoas cisgêneras ou transgêneras relacionada com mulheridade (o ser mulher).

O que é ser do gênero feminino? Resposta: Não há regras, não há limitações. Ser do gênero feminino é simplesmente ser do gênero feminino; é entender sua própria essência como feminina.

O gênero feminino, assim como os outros gêneros, não é determinado por características anatômicas, por vestimentas, por comportamentos, por gostos pessoais, por identidade (orientação) sexual, por profissão. Isso significa que a mulheridade não se limita somente a ter vulva e ovários, porque existem mulheres que têm pênis e mulheres que são intersexo. Ser mulher não é ter sempre peitos grandes, cintura fina, quadris largos, corpo com curvas, mãos e pés pequenos; não existe uma única corporalidade para mulheres, pois há mulheres sem peitos, com peitos pequenos, com quadris estreitos, com corpo retangular, com mãos e pés grandes, com bigode ou barba. Ser mulher não é ser heterossexual ou androssexual somente, pois mulheres assexuais, bissexuais, lésbicas, ginessexuais existem e são mulheres. Ser mulher também não se limita a usar somente determinado estilo de roupa, ter cabelo comprido, se depilar sempre, usar maquiagem, ser emocional, não ser fisicamente forte, etc. O gênero feminino não se limita a estereótipos e a padrões normativos, pois, na realidade é altamente diverso.

Afirmar que os gêneros feminino e masculino são OS gêneros opostos é deslegitimar todos os gêneros não-binários.

Mulheres cis / cisgêneras / cissexuais

São mulheres cujo gênero verdadeiro (feminino) é equivalente ao gênero designado ao nascimento, ou seja gênero <==> gênero designado.

Por exemplo: uma criança nasceu com vulva e ovários, a Medicina e a família designaram como sendo do gênero feminino e, então, passaram a tratar a criança como menina. Com o tempo, a pessoa cresceu e se identificou como sendo do mesmo gênero que havia sido atribuído a ela. Logo, é uma mulher cis.

Mulheres trans / transgêneras / transexuais

São mulheres cujo gênero verdadeiro (feminino) é diferente do gênero designado ao nascimento, ou seja gênero <=/=> gênero designado.

Por exemplo: uma criança nasceu com pênis e testículos, a Medicina e a família designaram como sendo do gênero masculino e, então, passaram a tratar a criança como se fosse menino. A criança foi crescendo e foi se descobrindo como sendo, na verdade, uma menina. Então, essa menina que sempre fora do gênero feminino, mas que sempre a trataram como menino, pode se identificar como mulher transgênera, mulher transexual, transfeminina, mulher trans, trans-mulher…etc. A identidade de uma pessoa depende de qual termo a pessoa mais se identifica, mais se vê contemplada.

Travestis binárias / travestis mulheres

São travestis que se identificam em totalidade com o gênero feminino, ou seja, são exclusivamente mulheres. Geralmente, travestis binárias usam "travesti" como uma identidade não-gênero, enquanto que o gênero delas é o feminino (mulher).

Leia também

Também no FANDOM

Wiki aleatória