FANDOM


AceFlag.png

Assexualidade é uma identidade sexual (orientação sexual) que se caracteriza pela ausência de atração sexual por qualquer gênero, OU pela pouquíssima sensação de atração sexual OU pela sensação de atração sexual só em circunstâncias específicas.

Ace é o apelido popular para pessoas assexuais. Por causa dele, há assexuais que utilizam as cartas às de espadas e às de copas como simbologia para suas assexualidades.

Enquanto que allosexuais (sexuais) sentem o desejo de ter relações sexuais com outras pessoas, assexuais não sentem esse desejo ou sentem pouquíssimo e se satisfazem com outros tipos de relações, como relações românticas.

Pessoas assexuais não precisam ser necessariamente arromânticas.

Ao contrário de celibato ou abstinência sexual, que é uma escolha pessoal, a assexualidade não é uma escolha; ela apenas faz parte da pessoa.

Cada assexual vivencia relações, atrações, excitação de maneira diferente.

Há assexuais que participam de sexo, por várias razões.

Assim como existem pessoas que raramente e inesperadamente mudam de sexualidade (por exemplo, de homossexual para bissexual), também existem assexuais que raramente e inesperadamente se tornam sexuais e vice-versa.

Não há nenhuma prova ou teste para determinar se alguém é assexual. Assexualidade é como outras identidades: no seu núcleo, é só uma palavra que pessoas usam para ajudar a se auto-conhecerem. Se alguém, a qualquer momento, acreditar que o termo assexual seja útil para descrever a si mesme, a comunidade assexual encoraja que use o termo por quanto tempo fizer sentido.

Assexuais podem se identificar como:

  • Demissexuais
  • Gray-As
  • Anti-sexuais
  • Sexo-positives

Bandeira assexual

Em Agosto de 2010, uma bandeira foi escolhida para aumentar a visibilidade de assexuais. A faixa preta representa a assexualidade, a faixa cinza representa gray-A e demissexualidade, a faixa branca representa a sexualidade e a faixa púrpura representa a comunidade.

Em 2011, os contingentes de pessoas assexuais da parada de São Francisco, Londres, Estocolmo e Toronto carregaram essa bandeira.

Excitação

Para algumas pessoas assexuais, a excitação é uma ocorrência comum, embora não esteja associada ao desejo de encontrar parceire/parceires sexual/sexuais. Algumes assexuais se masturbam ocasionalmente, mas não sentem desejo de encontrar parceire/parceires sexual/sexuais. Outres assexuais sentem pouca excitação ou não sentem nenhuma excitação. Pessoas assexuais não vêem a ausência de excitação sexual como um problema que deve ser corrigido, e dão foco a outros tipos de prazer.

Pesquisas científicas

Embora a ciência da sexualidade humana conheça a assexualidade desde 1940, pouca pesquisa foi feita. A maior parte da pesquisa acerca da assexualidade é recente. Nota-se um crescente interesse na assexualidade.

Links externos

Leia também

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória