FANDOM

Androromantic.png

Androrromanticidade é uma identidade romântica (orientação romântica) que se caracteriza pela atração romântica por homens. Andro- vem do grego andras e significa homem. É um termo muito útil, porque não atribui um gênero à pessoa androrromântica, ao contrário da heterorromanticidade e da homorromanticidade, que comparam o gênero da pessoa com o "gênero-alvo" da atração.

Também existem pessoas androrromânticas que sentem atração romântica por masculinidade (expressão de gênero masculina), independentemente da identidade de gênero. Logo, podem se atrair por qualquer gênero, desde que expresse masculinidade. Só deve haver precaução para não ditar a expressão de gênero alheia: se uma pessoa diz que a expressão de gênero dela não é masculina, que ela não tem nada de masculinidade, você, androrromântique, não deve nunca dizer o contrário; você deve aceitar que a expressão dessa pessoa não é masculina.

A identidade androrromântica pode ser uma monorromanticidade (romanticidade monorromântica) ou não. Se a pessoa androrromântica sente atração romântica pelo gênero masculino, então trata-se de uma monorromanticidade. Se a pessoa androrromântica sente atração romântica pela masculinidade (expressão de gênero masculina), independentemente da identidade de gênero, então não se trata de uma monorromanticidade.

Pessoas androrromânticas não precisam ser necessariamente androssexuais.

A bandeira proposta para simbolizar o orgulho androrromântico é uma modificação da bandeira do orgulho androssexual: possui um coração cinza no meio.

Androfilia é um sinônimo para androssexualidade e androrromanticidade. Ao contrário destes últimos termos, androfilia é um termo mais abrangente, pois não especifica que tipo de atração é (atração sexual, atração romântica, atração estética, atração sensual, etc); é simplesmente uma atração pelo gênero masculino.

Leia também

Também no FANDOM

Wiki aleatória